29 março 2007

Psicologia Canina




Todos os animais têem a sua própria psicologia, o cão tem a sua própria psicologia, o gato tem a sua própria psicologia,o porco;a vaca;o coelho tem a sua própria psicologia,o problema é que nós humanos tratamos dos cães como se eles tivessem psicologia humana.Eles pertencem à especíe canina, logo têem psicologia canina.

Ao não respeitarmos as suas próprias necessidades,ao não entendermos a sua psicologia criamos graves distúrbios no seu comportamento.
Nós complicamos tudo.Somos nós que criamos os problemas aos cães.
Não há cães agressivos, há pessoas irresponsáveis.

Primeiro quando são cachorrinhos, para nós humanos, são bébés, achamos muita piada ao chinelo roído, ao saltar para o sofá, de ladrar ao dono ; o roer das mãos ;ver que o nosso bébé tem a iniciativa de fazer o que bem lhe apetece.
Depois em adultos ficamos muito admirados com ataques de cães a pessoas, de rosnar para o dono quando este quer se sentar no sofá em que o cão adoptou como sendo dele…etc.

O cão agradece quando existe regras / disciplina.

Por vezes não é o exagero de afecto que demonstramos , ou a comida sempre pronta a ser servida, ou até mesmo a quantidade de brinquedos que se encontram espalhados pela casa .Os cães precisam de ter uma função e estarem enquadrados no seu meio familiar…O simples facto de lhes dar-mos festas quando estes saltam para cima de nós e estamos a dizer " chão , vai para baixo, isso não" mas sempre com a nossa mão na cabeça deles, é para o cão uma maneira de ser recompensado pelo que está a fazer, logo ,estamos a baralha-lo completamente, assim irá certamente continuar a saltar para cima das pessoas, ele sabe que virá a recompensa - as festas.

Se lhes dermos exercício – tipo, 30m a andar com passo apressado, ou correr vai resolver muito dos vários problemas
Chegarmos a casa e exercer alguma disciplina, mandar a bola para ele voltar a dar , sentar-se antes de receber a comida...
E só depois darmos afecto, faz toda a diferença para um cão.
Pois sente-se recompensado, útil e assim grato pelos afectos dados na devida altura.

O cão agradece.

Livro Obrigatório : « César Millan – A paixão de César »

1 comentário:

Paulo Henrique disse...

Oi, boa noite, sou adestrador de cães e gostaria de saber como posso comprar o livro exercise, discipline e afection, por favor me envie o site onde posso adquirí-lo tá bom?
Abraços. meu e-mail é; advgdo2005@hotmail.com